Como montar uma distribuidora de vidros na sua cidade

Como montar uma distribuidora de vidros na sua cidade

Você já pensou na possibilidade de montar uma distribuidora de vidros na sua cidade? Hoje em dia, com a quantidade de novos empreendimentos surgindo e com a popularização de vidros como objetos de decoração tornam essa atividade uma das mais lucrativas atualmente.

Entretanto, é preciso que você conheça algumas dicas para que você tenha êxito em seus primeiros anos e assim garanta que, além de boas vendas, você possa oferecer um serviço de qualidade e mão de obra especializada.

Por isso, se você achava que era simplesmente começar a comprar e vender vidros de diferentes tipos, você entendeu este negócio errado. É preciso pensar em mão de obra, publicidade, materiais e principalmente, conhecer bem o seu mercado de atuação.

Por isso, se você quer conhecer um pouco mais sobre como você pode montar uma distribuidora de vidros, recomendo que você leia este artigo até o final e saiba mais sobre este mercado e suas necessidades.

Conheça o mercado

Hoje em dia, mais que nunca os vidros são itens importantíssimos de decoração e são capazes de transformar o design completo de uma casa ou de um ambiente.

Por isso, é preciso que se tenha conhecimento de quais são as necessidades atuais do mercado. Por exemplo, hoje, um dos tipos mais utilizados, tanto em boxes de banheiro quanto como portas e itens decorativos, e proteções de escadas são os vidros temperados.

Os vidros temperados oferecem segurança e resistência para o ambiente, além de serem um dos mais solicitados para obras de uma forma geral.

Por essa razão é preciso que você encontre meios para conseguir bons fornecedores e tentar conseguir o menor preço possível para que você consiga criar um diferencial entre seus concorrentes.

Local

Escolha um local para montar uma distribuidora de vidros que esteja mais próximo onde obras de construção estejam acontecendo. Bairros cujos terrenos estão dando lugar a novos empreendimentos são perfeitos nesse sentido.

Mesmo que as empresas de construção não contratem os seus serviços de primeira mão, os proprietários de uma maneira geral, ao fazerem reformas e consultorias de design de interiores acabam por se interessar, por exemplo, por vidros serigrafados para compor um ambiente.

Invista também em uma boa fachada, um bom logotipo e não esqueça de ter o telefone em destaque, além claro de um serviço de entregas à mão – já que a maioria das solicitações são feitas por telefone.

Isso sem contar que a presença digital também é de extrema importância.

Equipamentos

Na hora de montar uma distribuidora de vidros é preciso que hajam alguns equipamentos essenciais, como por exemplo:

  • Mesa de madeira.
  • Diamante para corte.
  • Caminhonete ou caminhão.

Esses são os equipamentos básicos para que você tenha uma empresa funcional de distribuição de vidros. O espaço onde você irá trabalhar precisa ser amplo, com algo em torno de 80 m² para que se possa atender de forma confortável e cuidadosa a sua demanda (naturalmente frágil).

Mão de Obra

É preciso que tenha pelo menos um funcionário especialista em medição e em corte de vidro para que a empresa possa oferecer um serviço de qualidade.

Se, além de montar uma distribuidora de vidros você também oferecer serviços de instalação, é preciso também que se tenham presentes motoristas e instaladores que saibam manusear as ferramentas de instalação sem causar prejuízos nem para a empresa nem para os clientes.

Presença Digital e Marketing

Como foi dito anteriormente, a maioria dos pedidos que são feitos para vidraçarias acontecem por vi telefônica.

Entretanto, é imprescindível que você tenha um site para servir como meio de contato, prateleira virtual dos seus produtos e serviços, de preferência com fotos ilustrativas e com depoimentos de distribuidores, clientes importantes (se houver) e um blog para criação de conteúdo e marketing.

A presença digital diz respeito também ao investimento na criação de uma fanpage nas redes sociais – e consequente atendimento diferencial.

Legalidade

Para finalizar, mas não menos importante, para montar uma distribuidora de vidros você precisa do auxílio de um contador.

É necessário também que se registre na prefeitura da cidade para que a sua firma seja registrada – o pedido também deverá ser realizado na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Secretaria da Fazenda, INSS e no sindicato responsável.

E aí, pronto para montar uma distribuidora de vidros?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *